sexta-feira, 30 de março de 2012

EMPRESA: UMA VISÃO MULTIDIMENSIONAL

Empresa é uma unidade técnica de produção e distribuição de bens e serviços. Em essência, uma empresa produz e distribui bem-estar aos seus clientes, através da utilidade estocada em seus bens ou serviços. Nesse contexto, a empresa assume a responsabilidade sobre o atendimento ao cliente baseada em três critérios básicos: qualidade, quantidade e oportunidade que devem ser disponibilizados simultaneamente.

Em outras palavras, a empresa deve produzir e entregar algo útil, que atenda à uma necessidade ou desejo do comprador/conusmidor (qualidade). Isso deve ser disponibilizado com suficiência (quantidade) e no momento adequado, oportuno (oportunidade). É certo que esse atendimento deve observar a obrigação de gerar lucro operacional e rentabilidade sobre o investimento de capitais da empresa.

Para cumprir suas obrigações, a empresa precisa respeitar o conjunto multidimensional de capacidades e de responsabilidades que a constitui. Esse conjunto, apresentado a seguir, forma o fluxo empresarial básico  para empresas de qualquer natureza (pública ou privada) e envolvida com qualquer atividade (produção de bens e/ou de serviços).

Como por natureza a empresa existe para produzir e entregar um produto, seja ele um bem ou serviço, é fundamental estabelecer uma plataforma tecnológica que permita a produção desse produto. Esse arranjo tecnológico obrigatório representa a 1ª. dimensão empresarial: a TÉCNICA. Considerando que o produto deve ser entregue no mercado, através da relação entre sua oferta e respectiva demanda, a 2ª. dimensão se estabelece: a ECONÔMICA. Dado que a entrega deve ser planejada e orientada, para ser competitiva e estratégica, a empresa desenvolve a 3ª. dimensão: a ADMINISTRATIVA. A necessidade de avaliar se o desempenho obtido pela atividade produtiva e distributiva é adequado às expectativas de viabilidade sobre o negócio, faz com que se estabeleça a 4ª. dimensão empresarial: a CONTÁBIL. Esta, por sua vez, é fundamental para reavaliação da estrutura e da conduta das dimensões anteriores ao fornecer “feedback” para o gestor e seus gerentes de área e permitir as devidas correções, até que o desempenho pretendido seja alcançado.

Com o passar do tempo, a consolidação dos comportamentos dimensionais auxiliará a empresa à estabelecer as diretrizes que a significam e, então, alcançar sua 5ª. dimensão: a INSTITUCIONAL, completando seu quadro multidimensional. Isso tanto facilitará quanto será facilitado pelo estabelecimento da missão, valores, princípios e visão empresariais.
 
É importante perceber que empresas de todos os portes e idades podem alcançar a dimensão institucional. É, porém, mais comum que isso aconteça a partir do momento em que as empresas alcancem um porte médio de resultados pois, nesse estágio, suas condições básicas de sobrevivência já estão menos ameaçadas.